Toxina Botulínica (Botox®/Dysport®)

O que é a Toxina Botulínica e de que forma funciona?

A toxina botulínica é uma substância produzida pela bactéria Clostridium Botulinum, que age paralisando temporariamente a musculatura do local onde for injetada. Com os músculos em repouso, as rugas são atenuadas ou desaparecem. Se aplicado quando as marcas do tempo ainda estão suaves, o Botox® adia o aparecimento das rugas e evita que elas se tornem profundas ou, melhor, previne o envelhecimento precoce. Com a técnica correta e sem exageros na aplicação, o resultado é um rosto rejuvenescido, descansado e natural. Esses excelentes resultados são responsáveis pela explosão do seu uso.

Quais as principais indicações da toxina botulínica?

• Suavizar e prevenir as rugas e linhas de expressão da região da testa, entre as sobrancelhas, ao redor dos lábios e nariz, e periorbiculares (pés-de-galinha);
• Elevar a sobrancelha;
• Tratar a hiperidrose axilar (sudorese excessiva nas axilas) e hiperidrose palmo-plantar (sudorese excessiva nos pés e mãos);
• Corrigir o sorriso gengival;
• Amenizar os sintomas da enxaqueca;
• Amenizar o bruxismo (ranger de dentes ao dormir).
Importante: A toxina botulínica não é indicada para as rugas do sulco nasogeniano (“bigode chinês”).
O melhor método para correção desse tipo de "vinco" é o preenchimento.

Como é feito o procedimento?

Inicia-se com a limpeza da pele e, em seguida, aplicação de um creme anestésico. Depois é realizada a marcação dos pontos no rosto onde será aplicada a toxina por meio de injeções com agulhas muito finas. O procedimento é rápido, dura entre 15 e 30 minutos, e o incômodo é pequeno. O paciente pode seguir sua rotina normal após a aplicação.

Os resultados da toxina botulínica são imediatos?

Não. Iniciam-se os efeitos com 48 horas e, em torno de 15 dias, espera-se o resultado final.

Quanto tempo dura o efeito da toxina botulínica?

O movimento muscular retorna ao redor do quarto e quinto mês, mas as rugas só reaparecem em torno de 6 meses, quando o Botox® deverá então ser reaplicado. Mas com as aplicações repetidas, no tempo certo, existe uma tendência do efeito prolongar-se cada vez mais. Para o tratamento do suor excessivo (hiperidrose) o tempo de duração fica em torno de 9 meses, mas alguns pacientes têm um efeito residual por até 1 ano.

Quais são os possíveis efeitos adversos da aplicação da toxina botulínica?

Imediatamente após a aplicação podem-se notar pequenas pápulas (elevações na pele) que se normalizam em poucos minutos. Os efeitos colaterais são mínimos e relacionam-se com a injeção local. Dor, edema ou hematoma podem surgir em torno do local da injeção e permanecer por cerca de 3 a 7 dias. Em casos muito raros, os pacientes podem desenvolver dor de cabeça, fraqueza temporária dos músculos vizinhos e sobrancelha ou pálpebra caída temporariamente.

Quais os cuidados devem-se tomados após a aplicação da toxina botulínica?

• Evitar exposição ao sol; • Não se deitar por 4 horas;
• Não realizar atividades físicas no dia da aplicação;
• Não massagear a área tratada; Observação: A maquiagem pode ser usada após o tratamento. Não há restrição em gesticular, sorrir e realizar outras expressões que são habituais.

Em que situações a Toxina Botulínica é contraindicada?

• Hipersensibilidade ao produto (alergia);
• Presença de processo inflamatório ou infeccioso no local;
• Gravidez e amamentação.