O que é a celulite? Como ela surge?

A celulite, ou a famosa aparência de “casca de laranja” nas coxas, quadris e nádegas é causada quando a gordura se acumula entre os cordões conjuntivos fibrosos que “amarram” a pele ao músculo subjacente. Quando as células de gordura se acumulam, empurram a pele, que é puxada para baixo pelos cordões fibrosos, criando uma superfície irregular ou ondulações, os populares “furinhos”.
A ocorrência da celulite é bem maior entre as mulheres do que entre os homens. De fato, 8 em cada 10 mulheres têm algum grau de celulite. Isso ocorre porque a gordura se acumula nas coxas, quadris e nádegas, áreas comuns para a celulite. Também é mais frequente nas mulheres devido à estrutura das fibras do tecido conjuntivo da mulher, que é diferente da do homem, o que propicia o aparecimento da celulite.  Além disso, a celulite é mais comum com a idade, quando a pele perde parte de sua elasticidade, tornando-se flácida.

Quais os tipos de tratamento disponíveis?

Uma das técnicas mais atuais é a aplicação do Sculptra®. Os resultados são promissores para a melhora da flacidez de pele, preenchimento dos "furinhos" e para provocar um efeito lifting.
Isso se deve ao fato de que o Sculptra® melhora muito a aparência e a espessura da pele. A melhora se deve à ação potente no estímulo do colágeno, responsável pela firmeza e aspecto rejuvenescido da pele. O Sculptra® tem ação já comprovada na remodelação das fibras colágenas já existentes e na formação de novas fibras colágenas nas áreas onde ele é injetado, de 30 a 60 dias da aplicação.
O tramento pode ser associado à outras técnicas como drenagem linfática e radiofrequência.

Como se prevenir do surgimento da celulite?

É  fundamental manter uma dieta equilibrada, ingerir bastante líquido, evitar bebidas alcoólicas e refrigerantes e praticar regularmente atividade física.