Procedimento

Bioestimuladores de colágeno

Atualmente, utilizamos como bioestimuladores de colágeno o ácido poli-L-láctico (Sculptra ou Elleva) e hidroxiapatita de cálcio (Radiesse). 

O que é um Bioestimulador de colágeno e como funciona?

O ácido poli-L-láctico (Sculptra ou Elleva) e hidroxiapatita de cálcio (Radiesse). Ambos são biocompatíveis com a pele, por isso não causam reações alérgicas e não prejudicam o organismo. São reabsorvidos pelo organismo com o tempo, com isso não há riscos de formação de granulomas de corpo estranho.


Possuem várias finalidades:

  • Melhora a flacidez facial e corporal;
  • Estimula a produção do nosso próprio colágeno; – Aumenta a espessura da pele;
  • Suaviza as marcas e linhas de expressão,
  • Restaura o volume e provoca um efeito lifting de forma muito natural.

Quais são os benefícios e vantagens no tratamento com o Bioestimulador de colágeno?

Os resultados obtidos com os bioestimuladores são seguros e muito naturais. Apresentam boa eficácia, longa duração e ótima aceitação, respeitando as formas e características de cada paciente. Hoje é considerado peça chave nos protocolos de rejuvenescimento.

Quais as indicações da aplicação do Bioestimulador de colágeno?

Os bioestimuladores de colágeno podem ser aplicados em áreas corporais e faciais. Na região do rosto, pescoço e colo são aplicados para a melhora da textura da pele e da flacidez.


Para as áreas corporais é muito utilizado para melhorar:

  • flacidez nos braços;
  • celulite, contorno e lifting nos glúteos (“bumbum UP”);
  • flacidez no abdome (após emagrecimento, lipoaspiração ou gravidez);
  • celulite nas coxas e acima dos joelhos;
  • rejuvenescimento das mãos.

Como é feito o procedimento?

Inicia-se o procedimento com a limpeza da área tratada, seguida da aplicação de anestésico e marcação da área que será tratada. O produto é injetado dentro da pele por meio de uma cânula bem delicada.
O procedimento é rápido e dura por volta de 20 a 40min.

Os resultados do Bioestimulador de colágeno são imediatos?

Aproximadamente a partir do décimo dia da sua administração, o bioestimulador passa a estimular a formação do novo colágeno, que irá corrigir gradualmente as alterações de volume e contorno faciais.

Quando começo a ver os resultados?

Com um mês após a primeira aplicação já é possível notar a diminuição da flacidez e a melhora da textura da pele. Porém os resultados são mais evidentes a partir do terceiro mês após a primeira aplicação.

Quantas sessões de Bioestimulador de colágeno eu preciso fazer?

O número de sessões, assim como a quantidade de produto aplicada em cada sessão, é uma decisão médica, que leva em consideração particularidades de cada paciente, como a idade, estilo de vida e qualidade de pele. Em média, são necessárias de 2 a 3 sessões de aplicação, com intervalo de 45 dias. E, o ideal, é manter o estímulo de colágeno com aplicações anuais.

Quais são os possíveis efeitos adversos observados com Bioestimulador de colágeno?

Os efeitos mais comumente observados estão relacionados à aplicação do produto: discreto sangramento, equimoses (manchas roxas), dor e vermelhidão local. Todos eles costumam desaparecer em média de 5 a 15 dias após sua aplicação.

Que cuidados devo tomar depois da sessão?

Após a aplicação do bioestimulador de colágeno é necessário que o paciente faça massagens periódicas pelos próximos 3 a 5 dias na região de aplicação.
Recomenda-se, também, o uso de gelo ou compressas geladas sobre a área tratada, para diminuir eventual inchaço ou hematoma.

Em que situações o Bioestimulador de colágeno está contraindicado?

Os bioestimuladores não devem ser usados em pacientes alérgicos a qualquer um de seus componentes; também não deve ser aplicado em pacientes que apresentem infecção ou inflamação cutânea no local da aplicação; e, em gestantes e portadores de doenças autoimunes.